Notícias

|

Fique atento: saiba quais entidades oferecem os serviços seguros de proteção ao crédito

Fonte: Assessoria Faciap

Nos últimos dias, algumas empresas e pessoas vêm agindo de má fé, passando-se por representantes dos produtos SPC Brasil, sem o credenciamento necessário. Em alguns casos, eles apresentam consultas com informações provenientes da base de dados do SPC Brasil, sob o título de Informações de Outros Convênios.
 

A BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, comunica que os produtos e serviços em questão somente são oferecidos no Estado do Paraná através de Entidades conveniadas à BCF ou ao SPC Brasil, conforme explica o coordenador Edson Araújo Filho. “Nenhuma empresa ou pessoa física tem autorização e acesso às informações do SPC Brasil, de forma lícita, para vender para qualquer loja ou empresa que precise realizar consultas de restrição ao crédito. Nem mesmo empresas distribuidoras de produtos da Serasa Experian”, destaca.


Ainda segundo Edson, a distribuição desses produtos será bloqueada. “Está sendo realizado um rastreamento e identificação da origem do acesso às
informações do SPC Brasil por essas empresas. Empresários e lojistas que pagarem para terem acesso às consultas inadequadas do SPC Brasil e BCF certamente terão prejuízo porque ações já estão sendo tomadas”, diz.

 

Não compre Gato por Lebre!

Quanto vale receber o valor do crédito concedido a alguém que não conhecemos? Quando se faz uma consulta de restrição de crédito – consulta de SPC, tem-se a oportunidade de reduzir esse custo ao valor de um cafezinho, que é mais ou menos o valor da consulta mais simples do Serviço de Proteção ao Crédito.

Mas nem sempre o preço é o quesito fundamental quando se busca informações que dão a situação do consumidor ante o mercado de crédito. Antes, é preciso avaliar a qualidade da informação, sua abrangência e capilaridade. Mas há um fator muito mais importante que é preciso avaliar – a fonte da informação.

É por isso que todo comerciante deve prestar muita atenção de quem ele está comprando infomações de proteção ao crédito, porque o descuido pode levá-lo a comprar informações que lhe darão prejuízo e em, em uma avaliação mais extremada, levá-lo à falência.

É por isso que a FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná criou a BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito. Uma base que está perto de cada lojista através de entidades sérias, que sempre trabalharam em prol de seus associados – as Associações Comerciais de sua cidade.

Por isso, "não compre gato por lebre". Se você quer segurança e proteção, utilize o SPC / Serasa somente através de entidades conveniadas à BCF.

Realizar consultas por empresas que dizem ter todas as base de informações em uma única consulta é comprar "gato por lebre!" ou comprar informações obtidas de forma ilícita. Ou seja, de uma forma ou de outra, suas vendas correm risco de virar prejuízo.

Antes de levar prejuízo consulte a entidade que zela pelo comércio de sua cidade. Fale com a Associção Comercial de sua cidade.

 

Consultas Score

Saber se o comprador está ou não com restrição no SPC é fundamental, mas também é importante saber a possibilidade de inadimplência dele. Por isso as consultas que trazem a probabilidade de inadimplência nos próximos 3 ou 12 meses são cada dia mais utilizadas. São as consultas com Score. Elas trazem uma pontuação de 0 a 100 pontos para cada comprador consultado. Quanto mais alta a pontuação menor o risco de inadimplência futura. Assim, o empresário consegue reduzir sua inadimplência e os custos de cobrança inerentes aumentando muito pouco seu custo de consulta.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Fique atento: saiba quais entidades oferecem os serviços seguros de proteção ao crédito no Facebook Compartilhar Fique atento: saiba quais entidades oferecem os serviços seguros de proteção ao crédito no Twitter Compartilhar Fique atento: saiba quais entidades oferecem os serviços seguros de proteção ao crédito no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *